MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Nota à comunidade do campus Nova Gameleira do CEFET-MG

Sexta-feira, 1 de março de 2024



A partir dos eventos ocorridos no dia 28 de fevereiro na unidade do CEFET-MG campus Nova Gameleira, buscamos, por meio desta carta aberta à comunidade, prestar informações e esclarecimentos. 

Infelizmente, na manhã do dia supracitado, uma estudante de nossa comunidade necessitou de atendimento médico especializado, nas dependências do campus, devido a questões relacionadas à saúde mental.  

Por respeito à privacidade da estudante e de sua família, não divulgaremos detalhes específicos sobre o ocorrido e contamos com a compreensão de toda a comunidade para que o mesmo se faça. É fundamental informar que a estudante encontra-se em estado estável, recebendo acompanhamento médico e suporte da família nesse momento. 

Todavia, desejamos esclarecer alguns pontos importantes. 

Em primeiro lugar, o papel da equipe de enfermagem do CEFET-MG. É fundamental compreender que o principal papel do enfermeiro na escola é atuar como educador de saúde, embora estejam capacitados para lidar com situações de primeiros socorros. Não há, assim, serviços de urgência e emergência nas unidades do CEFET-MG, bem como nas escolas das redes públicas e privadas de todo o Brasil.  

Devido à emergência da situação, antes de uma atuação institucional, os atores da turma envolvida, de maneira solidária e proativa, acionaram os serviços de saúde para atendimento ao caso. Reforça-se que o procedimento foi corretamente adotado: o acionamento da rede pública de saúde, ligando para 192 (SAMU).  

A partir do momento em que a situação mais preocupante e emergencial foi resolvida, o cuidado da instituição voltou-se para o atendimento aos demais estudantes da turma. Para isso, os alunos foram convidados a compartilharem um momento com a coordenação do curso, coordenação de assuntos acadêmicos e a psicologia do campus. A expectativa era o  acolhimento. Porém, a partir de demandas trazidas pelos próprios estudantes, fez-se necessária a tratativa de assuntos que envolveram questões de verbas destinadas à educação pública em âmbito federal, entre outros assuntos de caráter político-pedagógico. Em específico, a discussão caminhou para uma reflexão sobre saúde mental e o papel da psicologia escolar. Cumpre esclarecer que o atendimento psicológico nas instituições de ensino não tem objetivo terapêutico, mas sim psicossocial e psicopedagógico.  

Compreendemos que, por vezes, a falta de informação pode gerar um sentimento na comunidade de silenciamento dos atores da instituição, mas reforçamos que muitas vezes tal postura é eticamente necessária em respeito à individualidade de cada estudante e cada família que compõem nossa comunidade, bem como a exigência do sigilo dos casos tratados.  

Agradecemos a compreensão e destacamos a importância da colaboração da comunidade escolar para a construção de um ambiente que promova o bem-estar de cada um e cada uma no CEFET-MG.

Atenciosamente,

Ana Carolina de Almeida – Diretora Adjunta do campus Nova Gameleira

Marcos Fernando dos Santos – Diretor do campus Nova Gameleira