MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Coordenação de Desenvolvimento Estudantil

Quem somos? 

Coordenadora: 

Ana Carolina de Almeida Bergamaschi –  Técnico em Assuntos Educacionais 

Equipe:

Bruna Mendes Oliveira – Técnico em Assuntos Educacionais 

Marta Venuto Bittencourt de Oliveira – Nutricionista

Nilvania Alves Gomes – Assistente Social

Renata Bacelar Villani – Assistente de Aluno

Contato: cde-ng@cefetmg.br

A Coordenação de Desenvolvimento Estudantil (CDE-NG) objetiva desenvolver pesquisas e atividades para conhecimento e atendimento das necessidades dos estudantes. Está vinculada à Diretoria de Desenvolvimento Estudantill (DDE) e suas ações visam promover o acesso e a permanência do estudante na perspectiva de inclusão social e democratização do ensino, bem como preservar e difundir os valores éticos de liberdade, igualdade e democracia.

O atendimento integrado ao estudante é realizado por equipe multidisciplinar. Entre as ações desenvolvidas estão a coordenação, implementação, execução dos planos institucionais de assistência estudantil, inclusão e diversidades, o acompanhamento pedagógico e psicossocial.

A CDE também visa promover ações de conscientização da comunidade interna e externa na busca do desenvolvimento e consolidação de uma cultura de educação integral e equidade.

Programas e Ações desenvolvidas:

Programa de Bolsas

  • Bolsa de Complementação Educacional: Apoio     financeiro continuado e complementação de aprendizagem com o     cumprimento de 20 horas semanais em atividades / projetos correlatos     ao curso do estudante. A seleção é socioeconômica e dar-se-á     mediante a existência de projetos conforme edital para esta     finalidade.

  • Bolsa Permanência:     Auxílio     financeiro mensal continuado aos estudantes com dificuldades para     arcar com suas despesas acadêmicas, comprometendo sua permanência     no curso. A     seleção adota critérios socioeconômicos.

  • Bolsa Emergencial:     Auxílio     financeiro     esporádico     aos estudantes que apresentam condição socioeconômica     desfavorável em virtude de situações transitórias. A     seleção adota critérios socioeconômicos.

Programa de Alimentação:

  • Restaurante     Estudantil:     oferta     almoço e jantar subsidiados para todos os alunos da instituição.     Valor da refeição: R$1,50, em Belo Horizonte; demais unidades     R$1,00.

Programa de Acompanhamento Pedagógico:

A equipe pedagógica atua realizando acolhimento e atendimentos aos alunos, organiza e realiza eventos e atividades que abarcam aspectos do ensino e aprendizagem, presta orientações e atendimento educacional especializado. 

No atendimento pedagógico busca-se entender o contexto de cada estudante e como este se relaciona com os estudos, desta forma,  junto com o discente, são pensadas estratégias para tornar a experiência escolar no CEFET-MG mais tranquila e de sucesso.

Nesse sentido, atua-se de modo a acolher dúvidas, queixas e sugestões sobre o processo educativo e dar os encaminhamentos possíveis, presta-se orientações sobre planejamento, organização e hábitos de estudo, estratégias de aprendizagem e técnicas de estudos, visando sempre o desenvolvimento da autonomia do estudante. Além de prestar orientações e esclarecimentos acerca das normas acadêmicas. 

Os atendimentos pedagógicos podem ocorrer de duas maneiras: de forma individual ou coletiva. 

O atendimento individual pode ocorrer a partir da solicitação do próprio estudante, para acolhimento, aconselhamento e orientação educacional, via formulário disponibilizado pela CDENG ou a partir do encaminhamento do estudante pela coordenação de curso ou outros setores do CEFET-MG.

Já o atendimento coletivo se dá a partir da realização de oficinas e outras ações educativas promovidas pela equipe pedagógica ou em parceria com os serviços de assistência estudantil e outros profissionais especializados. Nesse formato de atendimento os estudantes são convidados conforme demanda informada e atividade ofertada.

Programa de Acompanhamento Psicossocial:

  • A sua abrangência incide nos espaços de articulação entre os  eixos da permanência e da formação integral dos estudantes, com     vistas ao fomento, identificação e intervenção nas demandas do público que se encontra vulnerável aos processos de inclusão e de     permanência no ambiente acadêmico, bem como da formação humana e     do exercício crítico da cidadania. Atendimento universal sem a necessidade de seleção.

Programa de Bolsas de Inclusão Digital da Assistência Estudantil do CEFET-MG para o período de Ensino Remoto Emergencial.

  • Para     conhecer mais sobre cada um dos nossos programas, clique acima do nome para ser direcionado ao site específico.
       
  • Para fazer sua inscrição, clique aqui
       
  • Para     maiores informações acesse: Programas de Assistência Estudantil do CEFET-MG