MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

A Escrita de Si realiza oficinas para terceirizados no campus Nova Gameleira

Quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Atividades de leitura e produção textual acontecerão até dezembro

Trabalhadores terceirizados participam de palestra do Escrita de Si
(Foto: Júlio Sardinha/SECOM)

O programa de extensão “A Escrita de Si como Instrumento de Visibilidade dos Terceirizados do CEFET-MG” retomou suas atividades no campus Nova Gameleira no último dia 7. Em atividade no auditório do prédio principal, servidoras e estudantes apresentaram aos trabalhadores terceirizados da empresa Conservo a proposta de trabalho do Escrita de Si e as próximas ações programadas. Até dezembro, serão realizadas cinco oficinas de leitura e produção textual no campus para duas turmas, às quintas-feiras, das 10h30 às 12h e das 14h às 15h30.

O projeto começou em 2019 como um curso de letramento aos funcionários terceirizados que atuavam no campus Nova Suíça. Hoje, apoiado pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), também são realizadas ações nos campi Nova Gameleira e Gameleira (Belo Horizonte), Contagem e Divinópolis.

Distância

Durante o período de isolamento social, em 2020 e 2021, o programa de extensão atuou com este mesmo público em duas propostas educativas. A primeira delas foi a troca de cartas entre terceirizados e outras pessoas da comunidade acadêmica do CEFET-MG no âmbito do projeto “Abraço a Distância”. O objetivo da correspondência foi a manutenção dos vínculos afetivos e das atividades didáticas promovidas pelo programa. A segunda ação foi o apoio didático, por meio de aulas virtuais e monitorias, para a participação qualificada dos terceirizados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Conheça o programa A Escrita de Si.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG,
com informações do programa de extensão A Escrita de Si