Coordenação de Desenvolvimento Estudantil – CDE
QUEM SOMOS
Equipe:
Coordenadora:
Marta Venuto Bittencourt de Oliveira – Nutricionista
Bruna Mendes Oliveira – Técnica em Assuntos Educacionais
Danielle Kelly Oliveira Quintanilha – Assistente Social
Edna Vieira da Silva- Pedagoga
Glória Figueiredo Costa – Técnica em Assuntos Educacionais
Gustavo Matheus Rahal – Psicólogo
Raquel Pereira Soares – Psicóloga
Vinícius Figueiredo Costa – Pedagogo
A Coordenação de Desenvolvimento Estudantil do Campus Nova Gameleira é a unidade responsável por implementar as políticas e planos institucionais de desenvolvimento estudantil, bem como por desenvolver, coordenar, acompanhar, executar e avaliar os serviços de assistência estudantil, acompanhamento pedagógico, inclusão e diversidades
de discentes no âmbito Campus.
A CDE-NG atua por meio dos seguintes Programas:
Programa de Acompanhamento Pedagógico;
Programa de Acompanhamento Psicossocial;
Programa de Alimentação Estudantil;
Programa de Bolsas (Bolsa Permanência, Bolsa de Complementação Educacional e Bolsa Emergencial).
Suas ações visam promover o acesso e permanência dos estudantes ao ensino público, gratuito e de qualidade, na perspectiva de inclusão social, democratização do ensino e difusão de valores éticos de liberdade, equidade e democracia.
As ações desenvolvidas pela CDE-NS, incluem:
Auxílios financeiros;
Alimentação subsidiada e balanceada;
Acolhimento e atendimento qualificado por equipe multiprofissional;
Orientação e acompanhamento individualizado ou em grupo;
Atendimento psicológico;
Acompanhamento pedagógico;
Ações socioeducativas.
O atendimento integrado ao estudante é realizado por equipe multiprofissional composta com profissionais de assistência social, nutrição, pedagogia e psicologia, mediante agendamento prévio, pessoalmente, ou pelo e-mail do setor.
Local: Sala 101/103 Prédio 20
Horário de funcionamento: Segunda-Feira à Sexta-Feira
E-mail: cde-ng@cefetmg.br
Telefones: (31) 3319.6725/ 6730
PROGRAMAS E AÇÕES DESENVOLVIDAS
1. Acolhimento
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do estudante em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de desenvolvimento, e no partilhamento de responsabilização pelo enfrentamento de problemas, a partir da ativação de redes de compartilhamento de saberes.
2. Programa de Acompanhamento Pedagógico
A equipe pedagógica atua realizando acolhimento e atendimentos aos alunos, organiza e realiza eventos e atividades que abarcam aspectos do ensino e aprendizagem, presta orientações e atendimento educacional especializado.
No atendimento pedagógico busca-se entender o contexto de cada estudante e como este se relaciona com os estudos, desta forma, junto com o discente, são pensadas estratégias para tornar a experiência escolar no CEFET-MG mais tranquila e de sucesso.
Serviços de apoio e acompanhamento pedagógico:
- Acolhimento
- Atendimento pedagógico
- Organização da rotina de estudos
- Desenvolvimento da autonomia
- Conhecimento de estratégias de aprendizagem
- Orientações sobre as normas acadêmicas
- Eventos e atividades
Os atendimentos pedagógicos podem ocorrer de duas maneiras: de forma individual ou coletiva.
O atendimento individual pode ocorrer a partir da solicitação do próprio estudante, para acolhimento, aconselhamento e orientação educacional, via e-mail cde-ng@cefetmg.br ou a partir do encaminhamento do estudante pela coordenação de curso ou outros setores do CEFET-MG.
Já o atendimento coletivo se dá a partir da realização de oficinas e outras ações educativas promovidas pela equipe pedagógica ou em parceria com os serviços de assistência estudantil e outros profissionais especializados. Nesse formato de atendimento os estudantes são convidados conforme demanda informada e atividade ofertada.
Envie um e-mail para: cde-ng@cefetmg.br com o título: Atendimento Pedagógico.
Informe: nome do estudante, curso e disponibilidade de dias/horários para atendimento.
3. Programa de Acompanhamento Psicossocial
É um programa permanente de acolhimento, escuta, orientação e encaminhamentos das questões no âmbito da saúde mental das (os) estudantes, articulando-se ao atendimento pedagógico e de assistência estudantil, com vistas a identificar e intervir nas situações que interferem no processo de aprendizagem em seus aspectos humanísticos, culturais, teórico/técnicos e ao exercício da cidadania.
Serviço de apoio psicológico:
O serviço de apoio psicológico difere-se de psicoterapia e destina-se ao estudante para o enfrentamento de situações pontuais, de ordem psicológica, que estão influenciando o seu processo de aprendizagem e a sua permanência na instituição de ensino. Consiste no acolhimento, acompanhamento e orientação a este público diante das demandas surgidas, bem como o encaminhamento quando necessário.
Envie um e-mail para: cde-ng@cefetmg.br com o título: Atendimento Psicológico.
4. Programa de Alimentação
O CEFET-MG possui Restaurante Universitário que fornece duas refeições diárias (almoço e jantar), variadas, de qualidade e a um valor simbólico para os estudantes regularmente matriculados.
Conta com a prestação de serviço terceirizado sob fiscalização técnica e administrativa da instituição.
A elaboração do cardápio é realizada por nutricionista Responsável Técnica da empresa contratada, seguindo as exigências contratuais e sendo revisado e aprovado por Nutricionista do quadro do CEFET-MG
Para utilizar o Restaurante Universitário, o estudante precisa portar o CARTÃO DE IDENTIDADE ESTUDANTIL (provisório ou definitivo). O cartão é pessoal e intransferível, e deve ser solicitado na Coordenação de Assuntos Estudantis – CAA.
Estudantes selecionados pelo Programa de Bolsas de Assistência Estudantil são isentos do pagamento.
Acesse o cardápio: https://www.dde.cefetmg.br/apresentacao-dos-restaurantes/cardapios/
5.Programa de Bolsas de Assistência Estudantil
O Programa de Bolsas de Assistência Estudantil visa promover auxílio financeiro esporádico ou continuado, para estudantes em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva de promover equidade de acesso e permanência para esses discentes.
O programa oferta as seguintes modalidades de bolsas:
- Bolsa Permanência: Bolsa mensal de R$380,00 com vigência desde a confirmação de seleção até o fim do ano letivo
- Bolsa de Complementação Educacional: Bolsa mensal de R$700,00. Nessa modalidade, além do auxílio financeiro, o estudante atua 20 horas semanais em projetos educacionais previamente aprovados mediante edital.
- Bolsa Emergencial: Bolsa de R$380,00 que visa auxiliar a (o) estudante uma situação de emergência, que possa comprometer sua permanência no CEFET-MG. Bolsa única.
- Bolsa Alimentação: Bolsa destinada a estudantes matriculados em campi CEFET-MG que não possuem Restaurante Universitário.
COMO SOLICITAR UMA BOLSA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
Ler o Edital do processo seletivo com atenção e realizar inscrição no Sistema de Seleção de Bolsistas: www.selecaobolsistas.cefetmg.br
Edital do processo seletivo de bolsas de assistência estudantil:
http://sig.cefetmg.br_sipac_protocolo_document…izacao.jsf_imprimir=true&idDoc=1234725
Acompanhe os PERÍODOS DE INSCRIÇÃO e RESULTADOS pelo site: www.dde.cefetmg.br
Atendimento Socioassistencial: Busca compreender a situação socioeconômica do estudante, partindo da situação individual em que este se encontra para então fazer a relação entre o contexto social no qual está inserido, buscando juntamente com o estudante e sua família, estratégias de enfrentamento de expressões da questão social reproduzidas no ambiente escolar; seja por meio da inclusão do estudante em programas de bolsas estudantis, da escuta ativa, da orientação social (direitos e deveres) e de encaminhamentos para outros serviços.
Envie um e-mail para: cde-ng@cefetmg.br com o título: Atendimento Socioassistencial
CONTATO DO SETOR
e-mail: cde-ng@cefetmg.br
Telefone: (31) 3319-6730 / (31) 3319-6725
MATERIAIS DE ORIENTAÇÃO
Cartilha de Orientações Pedagógicas para os estudos