Pesquisador do CEFET-MG está entre os cientistas mais influentes do mundo
Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
O Brasil contabiliza 1.461 pesquisadores listados, o que corresponde a 0,6% do total mundial, ocupando a 24ª posição global

O professor do Departamento de Física do CEFET-MG Leonardo Santos Lima é um dos pesquisadores mais influentes do mundo, segundo ranking elaborado pela editora científica Elsevier e liderado por uma equipe de especialistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os dados integram a 8ª edição do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators e tiveram como base o ano de 2024.
A pesquisa analisa publicações científicas disponíveis em um dos mais importantes bancos de dados científicos da atualidade (Scopus), a partir de indicadores padronizados de citações. Cada pesquisador possui um cadastro no Scopus em que lista (rastreia) todas as publicações científicas de um determinado pesquisador e o número total de citações e com base nessas informações é atribuído um fator a cada pesquisador (fator h).
O Brasil contabiliza 1.461 pesquisadores listados, o que corresponde a 0,6% do total mundial, ocupando a 24ª posição global. 577 nomes estão no estado de São Paulo, representando em torno de 40% do total nacional. A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista com 287 cientistas.
Para o professor Leonardo, estar entre os pesquisadores mais influentes do mundo “traduz excelência, relevância e alcance global do trabalho científico, fortalecendo tanto a carreira do pesquisador quanto a visibilidade de sua instituição e do país. Significa que o trabalho produzido por mim teve grande impacto acadêmico, sendo amplamente citado e utilizado por outros pesquisadores. Além disso, reforça o prestígio da universidade ou instituto de pesquisa ao qual estou vinculado”, explica o professor, que já teve seu nome na lista dos mais influentes em 2023.
Nos últimos anos, Leonardo começou a trabalhar intensamente e teve um elevado aumento nas publicações em diferentes jornais especializados em Física Teórica as quais se concentram em Física da Matéria Condensada Teórica, informação quântica além de Econofisica e análise de dados do comportamento dinâmico do número de infectados por covid-19.
Para o pesquisador, “a dedicação e empenho em produzir pesquisas de qualidade, contribuindo não apenas para avançar teorias, mas também para orientar a agenda científica global” foi fundamental para a inclusão do seu nome.
Fonte: CEFET-MG (link)