MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto Alvorada é finalista na categoria Segurança Pública de prêmio

Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

CEFET-MG é uma das instituições parceiras do Projeto que busca promover a inclusão social produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e suas famílias 

Projeto Alvorada – II Ciclo, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN/MJSP), em parceria com instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incluindo o CEFET-MG, é finalista da sétima edição do Prêmio Espírito Público 2025, organizado pelo Instituto República.org. Entre 857 iniciativas inscritas em todo o país, o Alvorada foi selecionado entre os 14 finalistas gerais e concorre na categoria Segurança Pública. Agora, são as pessoas que escolhem, pelo voto popular, o projeto mais inspirador do Brasil. O mais votado será reconhecido na cerimônia do prêmio, dia 27 de novembro, em Brasília.

O Projeto Alvorada tem por objetivo, promover a inclusão social produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e suas famílias a partir da celebração de parcerias por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) com instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tais como Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Colégios Técnicos de Universidades Federais.

O Projeto Alvorada atua diretamente na inclusão social, educacional e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. A iniciativa oferece cursos de qualificação profissional, abrangendo formação básica, cidadania, inclusão digital e capacitação técnica. O objetivo é ampliar oportunidades e construir trajetórias mais dignas e sustentáveis para quem deixa o sistema penal.

O Projeto

Criado em 2017, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Campinas, o Alvorada nasceu como projeto-piloto do então Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Em 2024, teve seu II Ciclo implementado sob a coordenação da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP/SENAPPEN), alinhado à Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas (PNAPE). Atualmente, está presente em 23 municípios de nove estados brasileiros, impactando vidas e fortalecendo políticas públicas baseadas em cidadania, dignidade e justiça social.

Prêmio Espírito Público

O Prêmio Espírito Público valoriza os servidores públicos brasileiras, protagonistas da transformação que pode elevar o Brasil a oferecer serviços melhores para toda sociedade. É organizado pelo Instituto República.org, organização filantrópica dedicada a produzir conhecimentos por meio de dados públicos e propor melhorias para a gestão de pessoas na administração pública.

Fonte: CEFET-MG (link)