CEFET-MG é medalha de diamante em Olimpíada Internacional de Matemática
Sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Estudantes se destacaram com diferentes medalhas; a competição é direcionada aos ensinos fundamental e médio, com provas dissertativas realizadas em equipe

Estudantes da equipe Treinamento Olímpico em Matemática (TOM) do CEFET-MG conquistaram um feito inédito na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) 2025, receberam medalha de diamante, uma nova categoria na competição. A Olimpíada é direcionada aos ensinos fundamental e médio, com provas dissertativas realizadas em equipe.
Além da medalha de diamante para a equipe da 3ª série do ensino médio, a equipe TOM de Belo Horizonte recebeu medalha de ouro nacional para as equipes da 1ª e 2ª séries do ensino médio e a equipe do polo Divinópolis conseguiu duas pratas e um bronze nacional e dois ouros e uma prata regional. “A medalha de diamante é um marco histórico, pois apenas 1% das equipes em toda a olimpíada atingiu essa categoria, refletindo a excelência acadêmica e a preparação rigorosa dos alunos”, explica o coordenador do TOM, professor Clístenes Cunha.
Para a professora Fernanda Aparecida, responsável pela organização da olimpíada no CEFET-MG, “a medalha de diamante coroa o desempenho excepcional dos alunos da equipe TOM em competições nacionais e internacionais. Nos últimos quatro anos, mantivemos a medalha de ouro nacional na OIMSF, e agora elevamos nosso patamar com essa conquista inédita. Isso é resultado de um trabalho dedicado e da paixão pela matemática que cultivamos aqui”.
A equipe espera que a conquista atraia patrocinadores para custear a participação na Olimpíada Internacional de Matemática de 2026, expandir projetos de pesquisa e capacitação em matemática e consolidar ainda mais a Instituição como um centro de referência em excelência acadêmica. “O desempenho da equipe reforça o compromisso do CEFET-MG com a educação de qualidade e a inovação. A medalha de diamante é um símbolo de que, com dedicação e apoio, talentos brasileiros podem brilhar no cenário global”, conclui Fernanda.
A OIMSF é uma competição internacional criada em 1989 pela Académie de Strasbourg (França) e organizada no Brasil pela Rede POC International Education. O objetivo é promover o interesse pela matemática de forma colaborativa entre estudantes, integrar países por meio do estudo da disciplina e incentivar o uso de idiomas estrangeiros, com uma questão obrigatória resolvida em espanhol, francês ou inglês.
Fonte: CEFET-MG (link)