MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Equipe Fórmula Cefast conquista terceiro lugar em competição nacional

Terça-feira, 12 de agosto de 2025

Mesmo com problemas, alunos do CEFET-MG ocuparam o pódio do Fórmula SAE Brasil

A equipe Fórmula Cefast ficou em terceiro lugar na competição nacional Fórmula SAE Brasil. O evento ocorreu de 30 de julho a 3 de agosto, em Piracicaba (SP).

O professor coordenador da equipe, Marcelo Rios, conta que o percurso até a competição envolveu problemas. “Nosso carro chegou faltando apenas dez dias para competição. Tivemos apenas esse tempo para montar o carro, testar e resolver os problemas”. Ainda assim, a equipe não desanimou e trabalhou com afinco.

A capitã da equipe, a estudante Fernanda Rocha, destaca que a participação da equipe foi marcada por muita dedicação, superação e resultados expressivos. “Após quatro anos consecutivos no topo do pódio, encerramos a competição com um honroso 3º lugar geral, mostrando que seguimos entre as melhores equipes do país. Enfrentamos desafios ao longo do ano, mas conseguimos manter um desempenho consistente em praticamente todas as provas, reforçando a qualidade do nosso projeto e a competência do nosso time”, afirma.

Os estudantes do CEFET-MG tiveram resultados de destaque em diversas frentes da competição. No Autocross, prova que avalia a performance e dirigibilidade do carro em um circuito técnico, ficaram em primeiro lugar. Conseguiram o segundo lugar em Design, reconhecendo a excelência do projeto de engenharia da equipe; e no Skidpad, que mede a capacidade de contorno de curvas e estabilidade lateral. O Fórmula Cefast conseguiu ainda o terceiro lugar na prova de Aceleração, demonstrando a alta performance em arrancadas. Fernanda pontua também que eles conquistaram o prêmio de Equipe Mais Preparada para a Inspeção Técnica, “reforçando nosso preparo e organização desde o início da competição”.

Para Marcelo, o resultado “mostra para o Brasil todo que esta é uma equipe forte, bem preparada, consolidada”. “Eu vejo que a competição foi muito positiva, a gente está com uma equipe muito renovada, mas mesmo assim conseguiu manter um nível bem alto”, afirma o professor.

Fonte: CEFET-MG (link)