Aula magna recepcionou egressos do sistema prisional
Segunda-feira, 31 de março de 2025
Quarenta estudantes participarão do curso de Eletricista Instalador Predial e Residencial
O campus Nova Gameleira recebeu, na manhã desta segunda-feira (31), a aula magna do “Projeto Alvorada”, que busca inclusão social produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, proporcionando capacitação técnica e suporte para a inserção no mercado de trabalho. Estudantes, familiares e autoridades da área participaram do evento.
A solenidade recepcionou os 40 novos alunos do curso de Eletricista Instalador Predial e Residencial, promovendo a formação de cidadãos críticos, social, ética e moralmente responsáveis, aptos a enfrentar as demandas sociais e do processo produtivo da área de eletricidade predial e residencial. Esse é o segundo ciclo do Programa.
A diretora-geral do CEFET-MG, professora Carla Chamon externou a alegria e honra pela abertura do segundo ciclo do projeto. “Mais do que punir, o sistema penitenciário precisa reeducar e reingressar as pessoas. A capacitação profissional, além disso, contribui para elevar a autoestima, o sentimento de capacidade e de empoderamento dos egressos”, avalia.
O juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte, Daniel Pacheco, representou o desembargador José Luiz de Moura Faleiros, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foi a primeira vez que o juiz esteve em um campus da Instituição, descreveu a sua felicidade em perceber o grande conhecimento da diretoria do CEFET-MG sobre o tema e destacou a importância da realização de um trabalho conjunto para a ressocialização. “Dirijo a palavra aos estudantes para que aproveitem ao máximo o curso. Vocês estão tendo uma oportunidade ímpar de qualificação em um setor que tem carência de mão de obra, além de uma remuneração excelente”, lembrou.
Compuseram a mesa também o diretor de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG, Patterson Patrício; a diretora do campus Nova Gameleira, professora Andrea Santos; o coordenador geral do “Programa Alvorada” no CEFET-MG, prof. Luiz Teodoro; a coordenadora nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Ministério da Justiça, Roseane Narciso.
Ao término do curso, os estudantes participarão de um processo de inserção profissional, conduzido pela Coordenação do Projeto e pela Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras do CEFET-MG.
Fonte: CEFET-MG