MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O homem vitruviano e as medidas astronômicas (05/07)

Segunda-feira, 4 de julho de 2022

O GEDAI convida as comunidades interna e externa para participar do evento “Terça Astronômica”, que apresentará a palestra “O homem vitruviano e as medidas astronômicas: o método de Eratóstenes e Hiparco, com o Prof. Francisco Pazzini Couto (DF/CEFET-MG).  

O evento será presencial, no dia 05 de julho, terça-feira, das 19h às 20h, no Auditório 117 – prédio 20 – Campus Nova Gameleira (Campus 2) do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas, 7675, Bairro Nova Gameleira. Após a palestra, das 20h às 21h, será realizada uma sessão de observação da Lua com telescópios (em uma área aberta próxima ao auditório). O evento será gratuito e sujeito a lotação do auditório. Em atendimento ao protocolo sanitário do CEFET-MG, o público deverá usar máscara durante o evento.

Sobre a palestra:

Nesta palestra será discutida a representação do Homem Vitruviano de da Vinci e sua relação com o Renascimento. Utilizaremos medidas simples associadas a engenhos raciocínios descritos pelos gregos Posidónio, Eratóstenes e Hiparco para determinar medidas astronômicas.  

Sobre o palestrante:

É licenciado em Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, trabalha no CEFET-MG, unidade de Belo Horizonte, como professor EBTT e Coordenador do Laboratório de Física. Sua principal área de interesse está relacionada às atividades experimentais na aprendizagem das Ciências Naturais, inovações curriculares: inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio e Ensino de Astronomia.