MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

LIVE “Sobre a forma da Terra”, com o prof. Fernando Lang

Terça-feira, 18 de maio de 2021

O projeto “Terça Astronômica” convida a todos para a LIVE “Sobre a forma da Terra”, com o prof. Fernando Lang da Silveira (Dep. Física / UFRGS). O evento será transmitido ao vivo no dia 25 de maio, às 19h, no canal do GEDAI no YouTube.

Todos nós sabemos que a Terra não é plana, mas você sabe quais são as evidências que sustentam nosso conhecimento sobre a forma do nosso planeta? Não vale usar um argumento de autoridade! Nesta palestra, o prof. Fernando Lang irá apresentar as principais evidências científicas construídas ao longo da história sobre a forma da Terra. Em tempos de negacionismo científico, pensar ceticamente, a partir de evidências, nunca foi tão importante! Após a palestra, os estudantes do CEFET-MG que ganharam medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em 2020 receberão os cumprimentos virtuais.

Sobre o palestrante:

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor titular aposentado (2017) e professor colaborador convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Pesquisa em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos aplicados à pesquisa, história e filosofia da ciência, tópicos em física geral. Além de trabalhar na graduação, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do IF-UFRGS e gerencia o Pergunte ao CREF.

Fonte: https://www.gedai.cefetmg.br/2021/05/17/live-sobre-a-forma-da-terra-com-o-prof-fernando-lang/